BIOGRAFIA

Voz da Verdade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Voz da Verdade
Informação geral
Origem Santo André, São Paulo
País Brasil
Gênero(s) Gospel, Rock cristão, Música cristã contemporânea
Período em atividade 1978 - atualmente
Gravadora(s) Independente (1990 - atualmente)
California Discos (1978 - 1989)
Página oficial Voz da Verdade
Integrantes
Carlos Alberto Moysés
José Luiz Moisés
Samuel Moysés
Alberto Cufone
Lydia Moisés
Elizabeth Moisés
Rita de Cássia Moysés
Liliane Zanirato Moysés
Sara Moisés
Ibsen Batista
Daniel Moysés
Evaristo Fernandes
Célia Moisés
Tião
André Nalesso
Fernando
Dunha
Eliel
Alexandre
Cido
Luiz
Mário
Ex-integrantes
Lilian Ferrão
Isa Moysés
Pr. Frued Moysés
Pr. Nelson Zanirato
Leandro
Luciano
Voz da Verdade é um grupo de música gospel brasileiro iniciado em 1978. Possuem mais de trinta álbuns de carreira gravados e em 2006 receberam o título de banda Top do Século[1].

Índice

História

O grupo já existia desde 1953, mas foi fundado oficialmente no ano de 1978. O primeiro trabalho em LP, intitulado Quem é o Caminho? foi lançado na cidade de Santo André, e desde aquele dia não pararam mais.
Foram lançados anualmente diversos LPs, levando a cada ano o grupo a uma projeção maior no cenário gospel nacional[2]. Ao mesmo tempo que os anos passavam, os integrantes foram mudando. Em 1983 o integrante Evaristo Fernandes, então com doze anos de idade inicou suas atividades no grupo. André L. Paolilo foi o primeiro contrabaixista da banda. Em meados de 1985/1986 apresentou sintomas de PAF (espécie de paramiloidose, doença degenerativa hereditária), vindo a falecer em 1987. Ibsen Batista veio a ser o contrabaixista da banda, assumindo o lugar de Paulo Grégio que, por sua vez passou a ser violonista da banda.
Em 1993, um dos filhos do Pr. Carlos Moysés, Samuel Moysés entra no grupo, como guitarrista. No álbum de 1997, intitulado Coração Valente, ele fez sua primeira participação como solista, cantando a música Porto Desejado.
A banda foi uma das primeiras na música gospel brasileira a lançar um trabalho em DVD, no trabalho lançado em 2000 intitulado Deus dormiu lá em casa.
Em 2000 o grupo lança a coletânea Melhores Momentos, que reuniu os maiores sucessos do grupo que foram lançados em disco de vinil.
No ano seguinte, o baterista Luciano Zarirato, que era irmão de outro baterista que havia falecido não pôde continuar a participar do grupo por causa de mudança de cidade. A partir do álbum Projeto no Deserto o baterista do grupo foi Daniel Moysés.
Em 2004, ano em que foi lançado o álbum Sonhos, o percussionista Leandro Zanirato faleceu por causa de um infarto fulminante. A integrante Isa Moysés, esposa do líder do grupo Pr. Fued Moysés fez sua última participação no álbum daquele ano, e deixou o grupo para cuidar do marido, e além disso sua audição estava prejudicada.
Em 2005, o esposo de Isa faleceu, e o grupo começou a ser liderado por Carlos Alberto Moysés, vocalista do grupo e compositor da maioria das músicas.
Em 2006, o grupo vence junto com a banda Oficina G3 no Troféu Talento como banda do ano[3]. No dia 9 de junho do mesmo ano o grupo recebeu uma premiação, e foram intitulados como a Banda Gospel Top do Século, na Câmara dos Deputados, em Brasília onde foi entregue uma placa de prata. A homenagem foi de iniciativa do Senador Paulo Otávio e a solenidade foi presidida pelo Bispo Robson Rodovalho da Rede Gênesis de Televisão da Igreja Sara Nossa Terra.
Em 2008, o grupo grava seu DVD e um CD duplo comemorativo dos trinta anos de existência. O álbum foi initulado 30 Anos - Ao Vivo.
Em 2010, a vocalista Lilian Ferrão não resistiu a um transplante de fígado realizado no dia 27 de julho no centro cirúrgico do Hospital Albert Eistein. A operação foi necessária pois a cantora tinha uma doença degenerativa hereditária, chamada Polineuropatia, que atrofia os nervos e músculos, a mesma doença que seu pai sofrera[4]. A cantora Lilian morreu com uma parada cardíaca enquanto passava pela cirurgia de retirada do fígado para que o órgão fosse substituído. Alguns dias após, no dia 29 de agosto o Pr. Nelson Zanirato, apresentador do grupo também falece.
O grupo também tem um programa na televisão, que tem o nome do grupo. O programa tinha acabado por tempo indeterminado[5]. Porém voltou ao ar no dia 03 de dezembro de 2011.
Cantores como Arautos do Rei, KLB e Padre Marcelo Rossi já regravaram suas canções. Em seu álbum intitulado Meu Encontro, o cantor Chris Durán regravou a música Pra quê?.
Todos os integrantes do grupo são da igreja Voz da Verdade.
No final de 2011, o conjunto lançou o disco Eu Acredito, e foi indicado ao Troféu Promessas na categoria de melhor grupo de louvor.[6] Em junho de 2012 será realizada a gravação do disco em DVD, ao vivo em Goiânia. Será o primeiro álbum de vídeo da banda sem ser gravado na capital paulista.[7]

Integrantes

  • Guitarra Solo e Violões: Samuel Moisés
  • Guitarra Base: Carlos A. Moysés
  • Violão Base: José Luiz Moisés
  • Baixo: Ibsen Batista
  • Teclados e Piano: Evaristo Fernandes
  • Teclados: André Nalesso e Célia Gaspar
  • Bateria: Daniel Moysés
  • Metais: Eliel, Alexandre, Luiz, Mário e Cido
  • Percussão: Fernando, Dunha e Tião
  • Vocal Masculino: Carlos, José Luiz, Samuel e Alberto
  • Vocal Feminino: Liliani, Rita, Elizabeth, Lydia, Sara e Cristiane[8]

Discografia

Álbuns de estúdio[9]

Álbuns ao vivo

Série Especial

  • 1994: O Homem que Encontrou Jesus no cinema
  • 2003: Os Três Primeiros
  • 2007: Voz de Ouro

Coletâneas

Lydia Moisés

Série Brothers Music

Série Kandace

  • 2000: A Serviço do Senhor
  • 2009: Decisão

Videografia

Em VHS

Em DVD

Referências

Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação